NEGÓCIOS

NEGÓCIOS

Confira algumas dicas dos especialistas para quem está começando a empreender:

Crie um plano de negócio prévio
O primeiro passo é compreender profundamente o empreendimento por meio de um plano de negócio. “Finanças têm relação direta com a sobrevivência do empreendimento. Assim, é preciso um bom planejamento antes de iniciar o negócio, levando em conta todos os custos (fixo e variáveis), os lucros, a necessidade de investimento e/ou de uma reserva financeira para adversidades iniciais”, orienta Verônica Marques.

Organize suas contas
É essencial que, ao abrir um negócio, a pessoa separe as contas pessoais da conta da nova empresa. “Essa divisão é básica, pois se você começa a usar a conta do seu negócio para pagar despesas pessoais, como condomínio, você perde o controle das finanças da sua empresa. E assim, é difícil mensurar os gastos e os lucros do seu novo negócio. Portanto, o primeiro passo é abrir um conta jurídica assim que você tiver o seu CNPJ e usá-la somente para as contas de seu empreendimento”, aconselha David Kallás.

É preciso ter um capital de reserva?
Antes de começar um negócio, faça seu planejamento financeiro baseado na projeção do fluxo de caixa. “O ideal é fazer a projeção de caixa mensal por no mínimo dois ou três anos”, explica a coordenadora da ESPM Rio. Já David aconselha observar também os imprevistos e ter uma reserva para eles: “No início, pode ter erros de compras e de estoque, o que muda a previsão dos gastos. Além de ter que contar com o prazo de recebimento, pois se vende por cartão ou a prazo, você não recebe imediatamente. Tudo deve ser levado em conta para ter uma reserva de capital para suprir o fluxo de caixa mensal”.


Enviar um comentário

0 Comentários